segunda-feira, 6 de julho de 2009

A arte de escrever


Este espaço se torna a partir de agora muito significativo para mim. A fim de que não atrofiem mãos e mente, dedicarei um pouco do meu tempo para aqui escrever. Expor opiniões, pensamentos, aflições e tudo mais que me vier a cabeça e ao coração.


Graciliano Ramos, escritor modernista brasileiro, dedica-se numa deliciosa comparação entre a arte de escrever e o trabalho das lavadeiras. Veja:


"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."


Pois bem, exponho aqui minha humilde forma de escrita e sujeito-me a erros e correções. Neste momento, o que mais vale pra mim é mergulhar nesse riacho onde as lavadeiras se embrenham com muita dedicação.

2 comentários:

  1. Seu blog é bacana que nem você e eu estou com saudade, pôôôô!
    Esse comentário é pertinente?! hehehehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lu,

    Nem sou capaz de expressar minha alegria em ver que terei algo mais para ler a partir de agora.

    Escreva e saiba que serei um visitante frequente, pois compartilho de sua paixão pela Arte da Escrita.

    Att,
    Daniel Lima

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS PERTINENTES, POR FAVOR!