sexta-feira, 10 de julho de 2009

Erro



Esses dias estive a pensar sobre a concepção de "erro". Fui e voltei em pensamentos e lembranças e cheguei a algumas conclusões que estão suscetíveis a mudanças quanto maior for a reflexão.


Não li nada a respeito disso antes de escrever esse texto. Observações minhas, somente.


Desde que somos crianças, a percepção de erro é muito enfatizada por nossos pais, professores e por aqueles que estão ao nosso redor. Qualquer deslize cometido, uma repressão era feita: nunca me esqueço do dia em que quebrei um vidro de "Maracujina"...


Broncas, castigos, gritos. É... errar virou coisa proibida. Ninguém quer receber punições e ouvir palavras doídas, como "você não sabe fazer nada" ou coisas do tipo. O fato é que errar para uma criança é sinônimo de algo que deve ser evitado.


Quando se cresce, e cometemos erros contra os outros ou contra nós mesmos, parece que ainda somos as mesmas crianças aflitas pela punição que aquele erro há de causar. E o erro adulto, não é mais por conta de um vidro de remédio quebrado ou qualquer coisa parecida. O erro de um adulto quase sempre fere muito a quem comete ou a quem está próximo.


E por não sabermos que erro é sinônimo de crescimento, sofremos demais com os nossos erros e os erros dos outros. E não há perdão para um erro que passa a ser sofrimento. Só Deus agindo...


De modo geral, não sabemos lidar com nossos erros e os erros alheios. Eles se tornam cruzes pesadas demais, pois não nos ensinaram que cruzes devem ser carregadas e usadas como ponte em um determinado momento da nossa caminhada. Se tornou tão difícil errar, não poder consertar... Definitivamente, não fomos ensinados (ao menos eu) a lidar com os erros, a nos perdoar pelos erros cometidos, pois não nos perdoaram quando quebramos a janela do vizinho com a bola...


Naquele tempo, era só comprar outro vidro de "Maracujina"... hoje, já não é tão simples assim. Ainda não se vende "Perdão" nas farmácias...





2 comentários:

  1. Seu texto me levou em uma viagem para um tempo longínquo, onde também realizei pequenos erros bastante parecidos com o caso da "Maracujina". Vejo que você está certa, venho evitando desde então a cometer erros.
    Quantas coisas não deixamos de fazer por medo de errar, quantas decisões são simplismente adiadas, como se fosse um grande erro decidir sobre isso agora. O medo de errar pode ser um grande inimigo capaz de impedir até mesmo a felicidade, chega a ser insano dizer que alguém pode ter medo da felicidade.

    Tenho uma certeza quanto a isso, vou precisar de "Perdão" assim que estiver disponível nas farmácias.

    ResponderExcluir
  2. “Deixar de cometer erros está fora do alcance do homem. Entretanto, de seus erros e enganos, o sábio e o homem racional adquirem experiência para o futuro.” (Plutarco)

    Errar é parte fundamental do aprendizado, Thomas Edison assim respondia aos seus críticos: “Não foi mais um fracasso; na verdade descobri mais uma maneira de não inventar a lâmpada elétrica.”

    "Não deixe o sol morrer
    Errar é aprender
    Viver é deixar viver" (Frejat)

    "Todos nós vivemos devorados pela necessidade de ser amados, mas temos medo da insegurança de amar."

    "Se errar é humano, amar é divino..." Então que venham mais erros em nossas vidas, para que possamos amar cada vez mais e assim alcançar algo de divino em nossa existência.

    Ps.: Apesar de várias aspas, só trouxe aquilo que concordo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS PERTINENTES, POR FAVOR!