terça-feira, 19 de abril de 2011

Aprendi mais uma: Estampas Eucalol


O que é a vida senão uma escola? Sinto um enorme prazer no ato de descobrir e com a descoberta afirmar que aprendi mais um pouco. Gosto muito de histórias e História... acho que deve ser por isso que o passado alimenta meus dias.

Sempre gostei de ouvir histórias antigas, ver e observar as poucas relíquias que alguns preservam. Sinto que o passado retorna à vida quando ouço ou vejo resquícios do que pra muitos não tem mais importância. Pena nunca ter encontrado ou mesmo pensado em colecionar algo... bom, eu gosto.

E agora, aos 20 e poucos anos (tsc) aprendi mais "uma" e fiquei tão feliz com isso! Neste exato instante pareço criança que recebeu um presente... quando criança, ouvi algumas vezes a música "Estampas Eucalol", cantada po Xangai. Talvez poucos conheçam. Achava o nome estranho, parecia se tratar de algo fora da realidade humana. Além disso, a música falava de seres mitológicos que alimentavam a minha imaginação infantil: Minotauro, Ícaro, Monte Olimpo, São Jorge, além de outros personagens fantásticos que eu nem sabia quem eram.

Aprendi a letra da música e a achava linda, transcendental e um completo deleite... que gostosa a sensação que essa música me trazia. Por fim, acabei descobrindo pouco tempo atrás que o nome "Eucalol" era a marca de um sabonete do início do século XX. Os dias fizeram com que deixasse a descoberta completa pra mais tarde.

Hoje, exatamente agora, ao ouvir a música novamente e assistir ao vídeo, veio a curiosidade. Estampas Eucalol? Por quê?

Uma fábrica de sabonetes do Rio de Janeiro, cujos donos eram imigrantes alemães, ao fabricar o sabonete chamado "Eucalol" (de eucalipto) não obtiveram êxito na venda do produto. Surgiu, então, a ideia de criar estampas para serem colecionadas pelos compradores. Cada sabonete era acompanhado, em sua embalagem, de uma estampa, uma espécie de figurinha (ver imagem acima) com algum tema de conhecimento geral, desde a História do Brasil até a Mitologia. Havia álbuns para os colecionadores que eram adultos e crianças. Foi um sucesso de vendas na época.

Pra saber mais: http://www.brasilcult.pro.br/eucalol/estampas_eucalol/eucalol.htm

Na música "Estampas Eucalol", o personagem, que parece ser uma criança, viaja por algumas das imagens estampadas pelo sabonete e dá vida à imaginação. Aprecie:



Estampas Eucalol (Composição: Hélio Contreiras. Interpretação: Xangai)

Montado no meu cavalo
Libertava Prometeu
Toureava o Minotauro
Era amigo de Teseu

Viajava o mundo inteiro
Nas Estampas Eucalol
À sombra de um abacateiro
Ícaro fugia do sol.

Subia o Monte Olimpo
Ribanceira lá do quintal
Mergulhava até Netuno
No oceano Abissal

São Jorge ia pra lua
Lutar contra o dragão
São Jorge quase morria
Mas eu lhe dava a mão

E voltava trazendo a moça
Com quem ia me casar
Era minha professora
Que roubei do Rei Lear.

Um comentário:

  1. muito bom , parabéns , tbm tenho 21 anos só fascinado por história apesar de cursar educação física , e cantoria tem surgido atualmente como algo bastante significativo pra mim e essa música além da melodia instigante com uma linha medieval , sua letra é muito intrigante , e fui buscar a história dela e agora vendo sua postagem e outras , fica bastante claro , e aumenta ainda mais meu gosto pela obra e o reconhecimento da genialidade de Hélio Contreiras

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS PERTINENTES, POR FAVOR!